07 janeiro 2006

Anões

Hoje lembrei-me, assim do nada, de uma questão deveras interessante (acho eu). Uma questão de altura.
Falemos dos adultos portugueses. A altura típica era, até há pouco tempo, cerca de 1,60 m, mais coisa menos coisa, uma ligeira diferença entre homens e mulheres. Hoje em dia, esta altura "normal" parece estar a subir, o pessoal está cada vez mais alto, certo?
Mas, desde sempre, há quem seja baixo. Mais baixo que a média. Suficientemente baixo para ser chamado de anão.
A minha pergunta é: que altura é que se deve ter para ser considerado anão?
Se um adulto tiver 80 cm de altura é indiscutivelmente anão. Se tiver 1,80 m, não é certamente anão.
Mas onde raios é que tá a fronteira?
Será que a fronteira é 1 metro? Um metro e vinte? Um metro e quarenta? Como é que se define isso?
E mais grave: imaginem que a fronteira é 1,20 m. Então, um indivíduo com 1,19 m será certamente anão. E um indivíduo com 1,21 m? Pela definição não será anão, mas se o indivíduo de 1,19 tiver algum tipo de dificuldade por ser baixo, provavalmente o de 1,21 terá a mesma dificuldade, certo? Tipo, 2 centímetros não fazem assim tanta diferença.
E há mais! Como já foi dito, e é facilmente verificável, a altura "típica" varia ao longo do tempo. Portanto, hoje consideramos anões pessoas cuja altura se calhar seria normal há uns séculos atrás. Estranho, não?

Pensem nisso. Só mesmo naquela ;)

5 comentários:

Anónimo disse...

neste post há algumas coisas a dizer. :P acho que depende de como usas a palavra "anão". se te referes a uma pessoa que sofre de nanismo então a altura é apenas uma consequência da doença, não significando que qualquer pessoa baixa seja anã. Outra coisa, foi um dos argumentos que usaste: se alguém com 1,19m tiver dificuldades, alguem com 1,21m tambem devera ter as mesmas dificuldades; tipo seguindo este raciocínio uma pessoa com 1,31m teria as mesmas dificuldades que uma com 1,29m que por sua vez terá as mesmas que uma com 1,27 (por aí adiante) até ter as mesmas dificuldades que uma de 1,19m. Expliquei-me bem ou fui muito confuso? =X

Joselito disse...

Ora vamos por partes, como diria o Estripador.
De facto, se considerarmos anão como indivíduo que sofre de nanismo, o assunto está resolvido.
Mas atentemos nesta definição, constante de um dicionário crível:
"anão, s.m. indivíduo de estatura muito abaixo do normal; adj. pequeno, enfezado"
Aqui esclarece-se uma questão: um anão não é, necessariamente, um doente de nanismo. Mas a pergunta continua sem resposta: a partir de que limiar é que a estatura deixa de ser normal? Aliás, como se define o que é normal? E se formos pela definição do adjectivo "anão", levanta-se outro problema grave: é que eu tenho amigas que, para mim, são pequenas, mas que nunca consideraria anãs. Isto porque entendo que anão é o indivíduo cuja estatura é de tal modo baixa que esse facto o prejudica seriamente na vida em sociedade (quantas e quantas coisas só estão acessíveis a quem tenha uma estatura superior a...)
Quanto à questão dos números, explicaste-te bem sim senhor, e levantaste uma questão que, de facto, nos leva a uma conclusão: tem de haver um limite, rígido, abaixo do qual uma pessoa será considerada anã, sob pena de todos sermos anões! Ou então, de ninguém ser anão. O que até podia ser o caso. Se eu nunca tivesse visto anões :p
Isto tá a aquecer =)

Joselito disse...

Já agora...
Se anão=nanismo, o assunto estaria resolvido.
A pergunta que deixo a quem de direito é: será possível ser anão sem sofrer de nanismo?
Se não for possível, então a questão já não se põe.

Anónimo disse...

com o que disseste, concordo com quase tudo. realmente não há respota para a pergunta que puseste que é "a partir de que limiar é que a estatura deixa de ser normal?". aqui é realmente uma questão que ridiculamente a definição de anão levanta. quanto à questão "tem de haver um limite, rígido, abaixo do qual uma pessoa será considerada anã, sob pena de todos sermos anões!" aqui já não concordo na medida em que te contradizes! achas que pode (ou deve) haver um limite que defina a partir de quando é que a estatura pode ser considerada normal? que limite é esse? a definição que apresentaste também fala em adjectivo. ora diz-me qual o limite para uma pessoa ser considerada "pequena"? "enfezada"? assim como "anã"? não será o mesmo? :P

Joselito disse...

De facto não concordo com o tal limite rígido, mas para que possamos distinguir "anões" de "não anões" a fronteira tem de estar em algum lado.
A menos que...
(vou fazer um novo post com a minha proposta para esta problemática)