02 janeiro 2006

Dois mil e seis

Amiguinhos, o novo ano chegou! Por entre foguetório e champanhe e passas e essas coisas todas lá nos despedimos do ano velho para agraciarmos a chegada de 2006.
Agora, uma pergunta: entre o Natal e a passagem de ano, qual é o, historicamente, mais religioso/cristão?

É o Natal, não é?

Não!

O Natal, supostamente, simboliza o nascimento de Cristo, certo? Mas há um problema. Segundo a própria doutrina cristã, o nascimento de Jesus marca o início de uma nova era. É assim que surge o actual sistema de calendário que, além de dar um jeitão do caraças para o dia-a-dia, serve de contador: por exemplo, diz-nos que hoje passam 2006 anos e 2 dias do nascimento do Jesus.
Ora, posto isto, celebrar uma passagem de ano é celebrar um aniversário do nascimento de Cristo! Em nome da coerência, tem de ser assim! E então, voltamos ao início: afinal de contas, o que raio é o Natal?
Antes do nascimento de Jesus Cristo e da expansão do catolicismo como religião e instrumento opressor oficial o mundo, na Europa, era basicamente pagão. E o paganismo firma(va)-se na natureza. Ora, é natural que o Sol tivesse um papel importante na vida desta gente, certo?
E o que é que sucede na 2ª quinzena de Dezembro? Após meses e meses em que os dias diminuem e as noites crescem, dá-se o solstício de Inverno, que reverte a ameaça de treva permanente. É caso para celebrar, não é? E era o que eles faziam. Pouco depois do solstício (tipicamente a 21 de Dezembro), juntavam-se e festejavam a derrota da luz sobre a treva. Bonito, não é?
Quando o catolicismo se tornou regra, tratou-se logo de "cristianizar" essa festa. E assim nasceu o Natal. Mas as suas raízes reais são tudo menos cristãs. E as raízes complexas também (piadinha matemática, perdoem-me por favor).

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh, Homem.... não percebes nada disto...
Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro, certo?
Certo!

Agora, diz-me uma coisa... tu não foste registado no mesmo dia em que nasceste, pois não? Então tens aí a resposta... FOI REGISTADO NO DIA 01 DE JANEIRO!!!!

6 dias para ser registado?

É pá... a malta na altura não tinha carro, os resgistos eram no cu de Judas (Judas?) e não havia pc´s. Era tudo do tempo da pedra, ou quase!

Tás a ver?

Não tás?

Temos pena!