10 junho 2006

Nada a ver com nada

Quando um jovem chumba numa escola dos EUA, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, etc., a culpa é atribuída ao jovem. Ou ao(s) professor(es). Ou à escola. Ou aos pais.
Em Portugal, a culpa é do Governo.
 
Quando alguém é mal atendido num hospital ou centro de saúde daqueles países, a culpa é atribuída aos médicos, aos enfermeiros, à direcção do hospital... talvez até ao próprio paciente, à família ou ao puro e simples azar.
Em Portugal, a culpa é do Governo.
 
Quando alguma coisa numa rua do bairro é danificada ou se desgasta, naqueles países, as pessoas do bairro mexem-se para resolver a situação. Ou pelo menos para a denunciar, correctamente, a quem de direito. Ou então culpam quem fez o estrago (se for o caso).
Em Portugal, culpa-se o Governo e não se denuncia apropriadamente a quem de direito.
Não, a TVI não é "quem de direito".
 
É verdade que há muitas coisas que correm mal no país onde vivemos, na região ou na cidade ou no bairro ou na rua onde vivemos ou trabalhamos ou estudamos.
 
E é verdade que os orgãos políticos - Governo, autarquias, etc. - são culpados de algumas dessas coisas. E que deviam actuar, e não actuam, noutras tantas.
 
Mas é também verdade, e basta estarmos um pouco atentos ao que as pessoas dizem e fazem, que há uma inércia colectiva - aquela tão conhecida atitude do "deixa-andar-que-não-é-nada-comigo" (e se calhar até é), e do "nós somos uns coitadinhos que aqui andamos na mão desses vigaristas do Governo / da Câmara".
 
Não digo que eu seja um exemplo da atitude contrária.
 
Digo, sim, que já era tempo de mudar. A grande mudança que urge operar no nosso país não é política, como alguns defendem: é de ATITUDE.
Mude-se a atitude, apenas isso, e teremos um País melhor. E sem sobrecarregar o Orçamento. Só mesmo naquela.
 
Pronto, agora voltem lá para o "vosso" Mundial, da "vossa" Selecção. E se correr mal, culpem o Governo. ;)
 

Sem comentários: