09 agosto 2006

Campanha chocante

Há muito quem reclame da mais recente campanha em prol da segurança nas estradas, em que se vê um grande grupo de crianças a embarcar num avião. A ideia que o anúncio pretende transmitir é que as mortes de crianças nas nossas estradas são equivalentes à queda de um avião cheio de crianças, todos os anos.

Há quem diga que é chocante.

Chocante, meus amigos, é ver todos os dias VÁRIOS casos de crianças completamente "à solta" dentro de automóveis em andamento, ou sem o equipamento estritamente necessário à sua segurança.

Chocante, meus amigos, é ver crianças que são assim submetidas a um enorme risco - um embate a 50 quilómetros por hora é suficiente para projectar uma criança em grande velocidade contra o obstáculo mais próximo - pelos próprios pais ou outros familiares, que supostamente deviam ser os primeiros a zelar pela sua segurança e bem-estar.

Chocante, meus amigos, é isto. Aquele anúncio é isso mesmo: um anúncio. Ninguém ali foi exposto a um risco que não pode compreender ou que, compreendendo, não quer tomar. Ninguém ali morreu por causa da incúria e do desleixo de quem já tinha idade para ter juízo.

Talvez o anúncio não seja de muito bom gosto. Talvez as coisas se pudessem transmitir de outra maneira. Mas, realmente, perante a estupidez crónica que povoa as nosssas estradas, talvez seja a única maneira de conseguir os resultados que se pretendem. Talvez seja a única maneira de acabar com as imagens chocantes que todos os dias vemos nas nossas estradas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas noites!
e certo k o spot poderia ter sido feito d outra maneira...vdd seja dita!!
sinceramente n gostei do conceito k poderia ter sido mais xplorado e o spot em si não e explicito p a maior parte dos tugas k infelizmente so compreende as novelas d tvi ao final d noite e os progs sensacionalistas d manha...
exes sr k criticam a veracidade dos factos expostos no spot (realmente a capacidade d aviao e superior as mortes infantis oficiais) deviam preocupar s em tomar medidas d prevençao p k xtes acidentes xtupidos n aconteçam... m criticar e bem mais facil k agir ;(
o prob e k os sr copys e criativos (taditos dos jovens) so csg xamar a atençao c anuncios k xocam! os anuncios kidos e fofuxos so ganham premios... n alertam consciencias!!