09 abril 2006

Cadáveres

E o governo anunciou uma nova medida para desencorajar os fumadores: fotografias de cadáveres, pulmões cancerosos e afins, em maços de tabaco.
Ora ai está a ideia mais idiota alguma vez concebida por um ser humano.

Primeiro, porque se trata de autêntica "pornografia" mórbida que toda a gente que comprar tabaco terá de suportar. E não apenas quem compra, mas também quem vende e quem tenha o azar de estar por perto na altura da compra.

Segundo, porque não vai ser eficaz: tirando os primeiros dias, quem fuma nem vai olhar para aquela figura, e vai escondê-la - se isso já acontece com as frases que hoje em dia povoam os maços, imagine-se quando e se esta medida entrar em vigor...

Terceiro, porque se trata claramente de uma tentativa desesperada de mostrar serviço. Em vez de tomar medidas realmente úteis no sentido de desencorajar os adolescentes a começar a fumar (é aí que tudo começa), de promover um estilo de vida mais saudável (quantas e quantas medidas poderiam ser tomadas nesse sentido...), opta-se por medidas avulsas mediatizadas com o único objectivo de mostrar alguma preocupação pelo assunto.

E, finalmente, uma reflexão: é verdade que o tabaco faz mal, muito mal, à saúde. Mas também é verdade que as gorduras, os açúcares e o sal em excesso também fazem mal, muito mal. Porque é que certos produtos "alimentares", que são autênticas "bombas" de colesterol, de sal, de açúcar, não têm avisos relativos aos efeitos do seu consumo excessivo? Porque é que a sua venda é autorizada a crianças? Porque é que não há campanhas decentes, medidas especiais, relativas a estes produtos?

E eu sou completamente insuspeito: não fumo nem nunca fumei, e dificilmente suporto o fumo do tabaco. Mas respeito os fumadores, desde que eles me respeitem. Como, de resto, faço com toda a gente.
Só mesmo naquela ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

Apoiado :)
Jodelito estou contigo, só mesmo naquela...:P