22 maio 2006

Amanhã é segunda-feira... dia de picar o boi.

Bem, por acaso até é hoje, porque isto já passa da meia-noite.

Adiante.

Talvez nunca tenham ouvido semelhante coisa, mas esta expressão de "picar o boi" é na verdade amplamente utilizada nesse Portugal profundo.
O curioso acerca desta expressão é a sua origem.

Os opinion-makers sem cultura dirão que tem algo a ver com a utilização de bois na agricultura, em que se picava o boi com um espeto qualquer para ele fazer alguma coisa de jeito. E dirão certamente que não seria mau de todo aplicar semelhante tratamento a certas pessoas, que podia ser que resultasse.

Mas nós ("nós" quem, né? :p) aqui do SóMesmoNaquela sabemos A VERDADE.
E A VERDADE é que os bois eram espetados sim senhor... mas não era com um espeto.

Na verdade, foi numa terreola qualquer ali para os lados de Freixo-de-Espada-à-Cinta que foram utilizados pela primeira vez os speeds. Num boi, claro. Depois, um belo dia, apanharam o presidente da Junta a dizer "moooooooo" enquanto o padre o picava, mas isso é outra história.

O que interessa é que por volta de 1819 se tornou hábito, em várias terras do interior, injectar bois com speeds, LSD, cocaína e desentupidor de canos à base de soda cáustica, com uma pinguinha de limão. Claro que isto trouxe problemas, e em 1919 essa prática foi abandonada. O facto de o azeite Gallo ter sido criado no mesmo ano não deve ser visto como mera coincidência.

Porém, a expressão ficou. Como era hábito dar a dose semanal à segunda-feira (não me perguntem porquê...) e era uma dor de cabeça do caraças (de vez em quando lá começava um boi a dançar como se estivesse numa rave em vez de trabalhar)... "segunda-feira... dia de picar o boi".

Só mesmo naquela.

1 comentário:

Anónimo disse...

O SoMesmoNesta investigou a cena do "picar o boi" e descobriu que afinal esta história esconde parte da verdade!!
Em primeiro lugar os bois eram muito preguiçosos e precisavam dos tais speeds para trabalharem! Assim não eram injectados só à segunda-feira, mas também nos restantes dias úteis da semana e às vezes ao Sábado e Domingo se necessário. Descobriu-se também que não adianta os bois reclamarem que continuarão a serem picados, por mais que custe aos seus donos!!
Na sequência da expressão "picar o boi" surge também outra "foice picada", mas isso é outra história que ficará para uma próxima, SoMesmoNesta :pppp
(Há quem diga que eu ainda sou pior que o dono deste blog... O que vale é que há quem goste!!:D)