24 julho 2005

Chuva

Hoje choveu.
Por acaso até foram só uns pinguinhos, mas a terra tava de tal modo seca que isso bastou para se sentir aquele cheirinho tão bom a terra molhada.
Isto do cheiro a terra molhada é algo verdadeiramente extraordinário. Se formos a perguntar, uma percentagem bastante significativa da população gosta desse cheiro. O que não deixa de ser estranho.
Já repararam que, regra geral, os cheiros agradáveis estão associados a imagens agradáveis? As frutas, as flores, o mar... tudo coisas agradáveis ao olfacto, e à vista.
Agora a terra molhada... ya, uma poça lamacenta no meio de um chão castanho e tosco com meia dúzia de ervas daninhas... aquilo evoca pensamentos do género "ah fodasse que ainda ontem comprei estas sapatilhas (sapatos de ténis - versão nortenha) e agora já os vou cagar todos de lama, pá" ou "aiaiai que vem ali um carro, espero que não passe por cima da poça (regra geral, passa)".
Portanto, a que é que se deve esta espécie de devoção por um cheiro que, sendo agradável (pelo menos é essa a minha opinião), provém de uma fonte cuja imagem é... não tão agradável?
Fica a pergunta em aberto

Entretanto, ao escrever aquela "espero que não passe por cima da poça (regra geral, passa)" não pude deixar de me lembrar das célebres regras de Murphy. E que são as tais de regras de Murphy? Bem, de uma maneira assim levezinha (lol), são axiomas que definem que o pior que pode acontecer, acontece.
Como por exemplo: se acidentalmente empurrares uma torrada com manteiga, estando esta na mesa, vai cair no chão com a parte da manteiga virada para baixo. Ah sim, e a probabilidade de isso acontecer cresce com o valor da carpete.
Aparentemente trata-se de uma mera curiosidade, mas... foi cientificamente provado que, de facto, a probabilidade de isso acontecer é elevadíssima! Para isso não acontecer, as circunstâncias têm de ser altamente invulgares. Como por exemplo, estares numa mesa com 2 metros de altura ou projectares a torrada a grande velocidade.
E não, a probabilidade não varia com o valor da carpete. Se bem que a tosquice, que por sua vez influencia a probabilidade de um toque acidental, é capaz de variar com o valor da carpete, sim... :p

E pronto, fico-me por aqui. O post é grande, mas como vou ter uma pausa forçada de dois dias - sim, durante dois longos não vão poder ver a minha maviosa voz (lol) - apeteceu-me esticar um pouco mais. Desculpem lá qualquer coisinha ;)
Só mesmo naquela...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é, meu estimado amigo Joselito! Em relação ao cheiro a terra molhada, na minha opinião nem sempre está associado a uma coisa desagradável! Então não é tão bom ouvir chover e sentir aquele cheirinho, a terra molhada, quando já não chove à muito tempo? E não é tão bom sentir esse cheiro e pensar que isso acontece porque chove e se chove, é bom adormecer ao som da chuva...
Só mesmo naquela :p